1. O que é a Redução Catalítica Seletiva (SCR)?
GE4: A SCR é uma tecnologia que usa o Arla 32, à base de uréia e um conversor catalítico que reduz substancialmente os óxidos das emissões do nitrogênio (NOx). O Sistema SCR é a tecnologia principal usada para atender às Normas de Emissões em 2012.
2. Como funciona o Sistema SCR?
GE4: O objetivo do Sistema SCR é moderar os níveis de NOx (óxidos de nitrogênio emitidos pelos motores) que são prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente. O Sistema SCR é a tecnologia de pós-tratamento que trata o fluxo resultante do gás de escapamento ou exaustão do motor. Poucas quantidades do Arla 32 são injetadas nos gases de escape, no catalisador onde ele se vaporiza e se decompõe para formar a amônia e o dióxido de carbono. A amônia (NH3) é o produto desejado que, junto do Catalisador SCR, converte o NOx em nitrogênio (N2) e água (H2O) não tóxicos.
3. O que é o Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo)?
GE4: O Arla 32 é uma solução aquosa de altíssima qualidade produzida sinteticamente e rica em nitrogênio, desenvolvida para atender ao sistema SCR.
4. Como posso ter certeza de que o produto Arla 32 que comprar funcionará perfeitamente?
GE4: O Arla 32 adquirido deverá declarar e mostrar o selo do Inmetro, o certificado da International Organization for Standardization ISO 22241-1 e atender às Especificações da Portaria Inmetro nª139 de 21/03/2011.
5. Existe alguma condição de armazenamento especial para o Arla 32?
GE4: O Arla 32 deverá ser armazenado em uma área fresca, seca e bem ventilada, não sendo exposto direto a luz solar. Embora a temperatura de armazenamento ideal seja de até 25 graus C, a exposição temporária a temperaturas mais altas causará pouco ou nenhum impacto sobre a qualidade do Arla 32.
6. Qual é o prazo de validade do Arla 32?
GE4: O prazo de validade do Arla 32 varia em função da temperatura do ambiente de armazenamento. O Arla 32 degradará com o tempo dependendo da temperatura e da exposição à luz solar. As expectativas de prazo de validade, conforme definido pela Especificação ISO 22241-3, são as expectativas mínimas de validade quando armazenado em temperaturas constantes. Se armazenado entre -12Cº e 32ºC , o prazo de validade chegará facilmente a um ano. Se a temperatura máxima não ultrapassar aproximadamente 24ºC por um período de tempo prolongado, o prazo de validade será de 1 ano e meio.
7. Qual o impacto que a exposição a altas temperaturas prolongadas, terá sobre o Arla 32?
GE4: Embora a exposição do Arla 32 a alta temperatura de armazenamento constante possa ter algum impacto sobre o prazo de validade, isso não deverá preocupar os operadores. Longos testes em climas extremamente quentes foram realizados, confirmando que o Arla 32 armazenado a uma temperatura constante de 35ºC tem prazo de validade superior a 6 meses.
8. Existe algum problema com o manuseio do Arla 32?
GE4: Não. O Arla 32 é uma solução não-tóxica, não-poluente, não-perigosa e não-inflamável. O Arla 32 é estável, incolor e atende a todas as normas internacionais aceitas de pureza e composição. O Arla 32 é seguro para manusear e armazenar e não apresenta qualquer risco sério para qualquer pessoa, animais, equipamentos ou ao meio ambiente quando manuseado de forma correta.
9. O que poderá ser feito se o Arla 32 derramar?
GE4: Caso seja derramado, o líquido deverá ser contido e absorvido com um material absorvente inerte e não-combustível, exemplo: a areia. Recolha mecanicamente o material em um recipiente adequado para descartar posteriormente. Não se deve descartar em esgotos, pois é proibido. Se o líquido for derramado no esgoto, lave bem com muita água. Caso a quantidade seja muito grande, contate as autoridades locais para obter os procedimentos de descarte permitidos e necessários. Se o Arla 32 for derramado em seu veículo, lave e enxágüe com água abundantemente.
10. O que pode acontecer se o Arla 32 for ingerido?
GE4: O Arla 32 nunca deverá ser ingerido. Caso aconteça é indicado não induzir ao vômito. Procure orientação médica imediatamente.
11. O que pode acontecer se o Arla 32 for inalado?
GE4: Embora o bombeamento do Arla 32 não possa causar uma exposição significante, a inalação poderá ocorrer se o usuário for exposto ao Arla 32 em um ambiente fechado e/ou se o Arla 32 for evaporado no ar. Sob condições normais de uso, não se espera efeitos tóxicos. Se uma pessoa inalar o Arla 32, deverá ser movida para uma área com ar fresco, mas se sintomas tais como: irritação do nariz e da garganta persistirem deverá procurar um médico imediatamente.
12. Qual o odor do Arla 32?
GE4: O Arla 32 poderá ter um leve odor parecido ao cheiro da amônia, entretanto, o Arla 32 é completamente inofensivo para a saúde.
13. O Arla 32 é corrosivo?
GE4: Sim, para o cobre e o latão, como para outros materiais. Somente os materiais aprovados, como o polietileno de alta densidade (HDPE), serão usados no tanque do Arla 32, na embalagem e nos equipamentos de distribuição do Arla 32. (ISO 22241-3).
14. Quais medidas foram colocadas em prática para impedir que o diesel seja bombeado para dentro do tanque do Arla 32?
GE4: O diâmetro do bocal padrão para distribuir o Arla 32 foi projetado para 19mm, em contraste com o diâmetro padrão do bocal do combustível diesel que é de 22mm. Além disso, a tampa do tanque de Arla 32 tem a cor azul, para diferenciar ainda mais da tampa do tanque de diesel.
15. O que acontecerá se alguma substância não-Arla 32 entrar acidentalmente no tanque de Arla 32?
GE4: O Sistema SCR pode reconhecer as soluções diferentes do Arla 32, e a luz indicadora do Arla 32 acenderá notificando o motorista. Dependendo do nível de contaminação no tanque, o veículo poderá necessitar de manutenção.
16. Qual a quantidade de Arla 32 que um caminhão poderá consumir?
GE4: Poderá consumir aproximadamente 5% do combustível dependendo da operação do veículo, regime de trabalho, geografia, capacidade de carga, etc.
17. O que acontecerá se o veículo ficar sem o Arla 32?
GE4: Os veículos que usarem o Arla 32 terão indicadores no painel que mostrarão ao motorista sobre a quantidade de Arla 32 a bordo. Um medidor parecido ao medidor de combustível indicará o nível do Arla 32. Haverá uma luz de aviso de nível baixo de Arla 32 que acenderá quando o nível do Arla 32 estiver baixo. Se o veículo for operado de modo que possa ocorrer falta absoluta de Arla 32, a potência do veículo será reduzida o suficiente para estimular o operador a reabastecer o tanque de Arla 32.
18. O Filtro da Unidade Dosadora de Arla 32 requer qualquer tipo de manutenção?
GE4: O Filtro deverá ser substituído a cada 40.000km como prevenção.
QUEM SOMOS
A GE4® Indústria e Comércio Ltda produz e envaza o HARPIA ARLA 32 (agente redutor líquido de NOx automotivo), em vários tipos de embalagens e a granel.
Sediada em São Bernardo do Campo no estado de São Paulo, em uma área de 2400m2, com 980m2 de piso de fábrica, com capacidade de produção de 5.000.000 de litros de HARPIA ARLA 32 por mês.
| Missão
Produzir com qualidade e eficiência um agente antipoluente para motores, fazendo deste mundo um lugar melhor.
| Visão
Estar entre os principais players do mercado, e ser referência no fornecimento de ARLA 32.
| Valores
• Satisfação do cliente: Superar a expectativa do mercado, oferecendo junto a prestação de serviço e distribuição, um atendimento especializado e dedicado;
• Qualidade de nosso produto: Fornecer um produto eficiente, diferenciado e certificado, atribuindo qualidade ao mercado;
• Respeito ao meio ambiente: Além de promover a preservação ecológica; o respeito ao meio ambiente é a razão da existência de nosso produto.